sábado, 25 de junho de 2011

FACUL "SES"

À minha amiga Berna...
Amei seu relato e não pude deixar de postá-lo aqui, com algumas modificações no meu ponto de vista:
...
'Quando entrei na faculdade, nossa professora logo ressaltou: "pensem bem se é exatamente isso que vcs querem. Quem aprende a ser assistente social, jamais deixará de ser".
Há quatro semestres, eu não entendia bem o que ela queria dizer.
Aliás, não sabia exatamente o que era exatamente ser aluna de serviço social, quem dirá ser assistente social. O discurso de todos que entravam eram os mesmos: "estou aqui porque gosto de ajudar os outros" e blá, blá, blá...
Mas hoje, compreendo um pouco mais.
...
É que ser assistente social é desvendar o mundo.
É nunca mais poder fechar os olhos pra ele.
É nunca poder parar de lutar, porque se vc pára, não consegue ao menos respirar em paz.
É entender que apenas na guerra que vc está em paz.
Na guerra contra a fome, ignorância, falta de moradia, falta de saúde, contra o desemprego, contra a escravidão (pasmem, mais isso ainda existe), trabalho infantil, contra todas estas e outras tantas injustiças sociais.
...
Infelizmente chega um momento do percurso, que nos deparamos com a frustração de, definitivamente concluir que não somos heróis. Que não iremos mudar o mundo!
Somos profissionais nas questões sociais, tentando deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos.
Mesmo porque,quando passamos a desvendar o mundo, não conseguimos nos calar. Não conseguimos parar de nadar, remar, voar, contras todos os vendavais e correntezas que as injustiças lançam.
...
Num outro determinado percurso, entendemos que mais do que distribuir cesta básicas, temos como missão, fazer com que o outro descubra-se sujeito de sua própria história, e perceba que suas amarras são invenções de outros homens. E descubra que há apenas uma força capaz de quebrar estas amarras: ELE MESMO.
Durante este mesmo percurso, somos pegos às proibições de soltar palavrinhas como 'julgar' ou 'ajudar'. Pois Assistente Social não faz isso! Ele orienta os usuários, e se eles não quiserem mudar: Paciência!!!
...
Ser assistente social é mais do que profissão, é dom!
É uma maneira de viver diferente, é se movimentar pra alcançar o que lhe é de direito.
Afinal de contas: "Quem não se movimenta, não sente as cadeias que o prendem". (R. Luxemburgo)'
...
Bjux à tds acadêmicos de Serviço Social
Adri

Nenhum comentário: