sábado, 16 de abril de 2011

SERVIÇO SOCIAL E EU

Num dia desses, parada analisando, depois de 12hs arduas de trabalho comecei a pensar no presidio...
As 6h que ficava dentro daquela unidade estagiando, estavam me exaurindo toda esperança de acreditar no ser humano...
ahhh, ser humano, como tu me encasquetas...
Observando a família e até mesmo os internos comecei a observar e de fato elencar diversos motivos pelos quais havia escolhido o Serviço Social como profissão.
A frase que eu sempre utilizei pra justificar minha escolha: "Eu acredito no ser humano"
Acreditar no que? 
Confiar não!
Mas acreditar que ele (o ser humano) pode realmente querer mudar de vida, pensar diferente, criar expectativas de mudanças! Ser o orgulho, o sentir-se orgulhos das próprias escolhas!!!
...
Mas, observando os indivíduos que adentravam esta unidade, e ouvindo relatos de profissionais há anos na jornada... senti terrível frustração!
Nos dias iniciais qdo ouvias por horas os lamentos dos pais decepcionados, das esposas que 'fingiam' não saber que ele eram assim, eu até me emocionava,
Qdo ouvia os reEducandos, fragilizados pela situação, impossibilitados de qualquer infração, e debilitados pela abstinência de tudo que tinham na liberdade... Eu me choquei por diversas vezes com a cena! E me indgnei qdo ouvi a primeira vez um dizer: "Dotora, me confundiram"... ou quando ouvi "nóis somo ser humano errado mais nois qué regenerar"...
Uau, eu falei, como estão arrependidos, e que injustiça com aquele pobre confundido...
Com o passar dos dias, reparei que os textos eram mais frequentes...
As falas eram as mesmas...
O episódio eram os mesmo... Mas 'sem vale a pena ver de novo'
...
Sozinha, eu pensei!
Isso é um ciclo, um ciclo que jamais terá fim! Famílias que se deixam enganar, homens que tentam enganar, mulheres que se sujeitam a visitar e tbm são prisioneiras do medo de estarem livres e eles presos...
Um ciclo que será reproduzido enquanto houver vida, enquanto houver racionais, se é que qualquer delitos daqueles cometidos, podem ser chamados de atitude racional!
...
São 200, 300, 400 e mais um milhão de homens e mulheres cometendo atos infracionais, sendo presos, sendo soltos, voltando, voltando, voltando, e seus filhos reproduzindo exatamente a mesma coisa...
...
Nada me indignou mais, qdo ouvi um colaborador da administração dizer: "calma, a demanda diminui assim que encher o presídio".
EU DISSE: meu objetivo não é ver isso cheio! mas faze-los entender a importância de estar lá fora! De valorizar a liberdade e o convivio em família. De cumprir as regras, de recriá-las para o bem de todos...
Definitivamente, o sistema prisional não cumpre o objetivo pelo qual foi criando.
Se aumentam instalações.
O correto seria destruí-las, e contratar mais profissionais para terapias ocupacionais e sociais...
O correto seria trancar as verbas para construções e contratar 1 assistente social para cada 20 internos.
...
ahhh, ser humano...
aos detentos, as famílias, aos projetadores...
ahhh ser humanos...
suas atitudes sempre me encasquetam!




Nenhum comentário: